Eu Fábio Portella Jornalista, Fabiano Minha mãe diretora dos artesãos e Cesar Menotti

Eu Fábio Portella Jornalista, Fabiano Minha mãe diretora dos artesãos e Cesar Menotti
Camarim antes do Show dia 27/09/10

5.04.2008

Uma das mais belas artes de Visconde do Rio Branco

Visconde do Rio Branco, palco das grande alegrias.
Vamos aplaudir as belas artes culturais de nossa cidade, mostrando para os leitores, o quanto é bom o ar sublime da música.
Falaremos neste instante, um pouco sobre o Consevatório Estadual de Musica, que foi e continua sendo a alegria dos alunos de V.R.B, e adjacência.
Viajaremos neste mundo mágico da música, para vermos como foi a chegada desta jóia rara em nossa pequena e singela Rio-Branco.
Em treze de dezembro de 1951, a assembléia legislativa de MG, aprovou a lei de criação 811, sancionada pelo então Governador do Estado de Minas Juscelino Kubstchek de Oliveira.
Era secretário do interior neste governo, o riobranquense Dr. Antônio Pedro Braga, que foi o grande responsável pela criação do Conservatório em V.R.B , sendo o seu chefe de gabinete, outro compatrício, Dr. Gastão de Almeida e Silva.
A primeira instalação foi em abril de 1953, em casa alugada na rua do Rosário, onde funcionou o antigo Internato do Ginásio Rio-Branco, sendo pago naquela época pelo Prefeito do Municipio, Dr. José Barreto de Mesquita, que se pronticou em acatar com todas as despesas.
O segundo local, foi na antiga residência do medico Dr. Altino Peluso, na Avenida São João Batista, porém pago pelo Estado.
Terceiro, veio a ser, na Praça Tirandentes, prédio alugado de propriedade do Sr. Abilio AAD.
Através de muitas lutas e garras, o Conservatório merecidamente, conseguiu em julho de 1980, o seu próprio prédio, adquirido pelo Estado, na Rua Raul Soares, número trinta e cinco.
Os cursos relacionados são: Canto, Instrumento e Professor de Música.
Dentre as inúmeras colocações, vamos por em suma os nomes dos diregentes que assumiram a escola desde seu ínicio.
Primeiro - Maestro Lucas Tavares.
Segundo - Professora Carmem Brandão de Castro.
Terceiro - Professora Cely Nolasco Cunha.
Quarto - Prof:Batista Caetano de Almeida Neto.
Quinto - Professora Lucia Soares Coutinho.
Sexto - Professora Neide Geralda Braz de Andrade.
Sétimo - Janice Sobral De Carvalho.
Oitavo - Andreia Soares Amim Barreto.
Nono - Gisele Musse Moreira Franco.
Atualmente, a Uemg (Universidade Estadual de Minas Gerais), está ministrando um curso de pós graduação, por meio de Convênios, já assinados entre a Universidade de MG, e a prefeitura de V.R.B, para que os alunos, possam prestar o Vestibular e o curso Superior no Conservatório.
Para fecharmos está edição, vamos aplaudir toda equipe do Conservatório de Musica Teodolino Soares, pelo belo desempenho que vem sendo prestado atualmente a todos que ali estudam.

Um comentário:

Unknown disse...

A música enobrece a alma humana.
Parabéns a todos do conservatório de Visconde do Rio Branco.
Abraços a professora Janice Sobral de Carvalho.


Eloisa Martins,
Brasilia, D.F.