Eu Fábio Portella Jornalista, Fabiano Minha mãe diretora dos artesãos e Cesar Menotti

Eu Fábio Portella Jornalista, Fabiano Minha mãe diretora dos artesãos e Cesar Menotti
Camarim antes do Show dia 27/09/10

7.19.2008

ROSA DE OLIVEIRA LOPES

Homenageio, com orgulho, uma cidadã que foi uma das maiores educadoras de Visconde do Rio Branco, a Senhora Rosa de Oliveira Lopes, (Dona Rosinha).
Em sua bagagem de conhecimento, sempre trouxe determinação e capricho aliados a muita fibra quando regia uma sala de aula, como professora de Matemática e geografia, e ainda na sua grande habilidade como artesã, e ou a frente da sua loja, A Esmeralda Presentes, casa comercial que sempre foi motivo de orgulho para nós Rio-branquenses.

Diplomada, em Matemática, Geografia e Piano, D. Rosinha, foi Prof. das escolas, Dr. Celso Machado de 1º e 2º graus, Pe. Antônio Corrêa , Colégio Municipal em Visconde do Rio Branco e lecionou também na cidade de Guidoval, no Ginásio Guido Marliérie.

Mais tarde atuou, como prof. de Piano no Conservatório Estadual de Música de VRB, onde lançou o Ensino da Clave de Sol e Clave de Fá, tornando o aprendizado mais lógico, dispensando o uso de decorar notas.
Com a seqüência de sucessos, no conservatório, sendo uma amante das notas musicais, Rosinha lecionou Folclore Brasileiro e Pesquisa Folclórica.


Após ter mostrado todo o seu gabarito, como professora, o Jornal Voz de Rio Branco, a convidou para escrever na coluna “Arte Popular”. Disto resultou uma experiência fantástica que levou minha homenageada a publicar um livro relacionado à Arte Popular.

Fundadora da AMAR (Associação Municipal dos Artesãos Rio-branquenses), realizou muitos trabalhos artesanais, sendo acompanhada, pelos demais colegas, também destaques nas artes em nossa cidade, os quais sempre expuseram os trabalhos no Parque de Exposição Mário Bouchardet, Praças públicas e ocasiões festivas que haviam na época.

Sua, presença e carisma, aliadas a sua capacidade de liderança enchiam de ânimo os corações das pessoas que entusiasticamente se predispunham a trabalhar com a Presidenta Rosinha em festas artesanais.

Quanta alegria e auto astral, contagiava-nos, quando trabalhávamos juntos à Dª Rosinha!...
Trazia, por diversas vezes, um semblante colorido e muito cativador, sendo acompanhado por um belo sorriso, que traduzia toda característica de uma pessoa totalmente aberta para com o público em termos de simpatia e carisma.


Para completar, você poderá conhecer toda à história do artesanato, no livro “Arte Popular”, que D. Rosinha, fez questão de publicar destacando os valores dos seus ex-colegas artesãos, num gesto de gratidão.

Para Rosa de Oliveira Lopes, minha grande incentivadora faço desta página uma modesta homenagem, diante de tudo que ela foi, é e será sempre para nós, a grande indicadora de que com trabalho e amor podemos realizar maravilhas.

Angel Khoury Portella.(artesã)
Presidenta da AMAR.

Nenhum comentário: